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DASHBOARDS (PAINÉIS DE CONTROLE) – PARTE III

Dashboards III

O post de hoje é uma continuação do anterior e seguimos revelando as demais dicas de apresentação de Dashboards. Aproveite!

Formatação

  1. Coloque sempre seus dados mais importantes no canto superior esquerdo do Dashboard.
  2. Utilize as mesmas cores somente para dados que estejam relacionados. Não confunda o usuário!
  3. Se você não possui DNA de designer, inspire-se nas cores padrão da sua empresa. Porém, se elas são em tom brilhante ou negrito, prefira os tons pastéis.
  4. Se ainda tiver dúvidas, utilize tons de cinza, mas não 50!
  5. Em um gráfico de linhas, dê preferência para os rótulos em relação às legendas abaixo do gráfico.
  6. Se você utilizou rótulos de linhas nos seus gráficos de linhas, abandone as linhas de grade. Só vai poluir o ambiente!
  7. Se precisar usar linhas de grade ou marcas de escala, utilize tons pálidos ou linhas cinzas tracejadas.
  8. Verifique se os seus rótulos não estão poluindo o gráfico. Considere rotular apenas o primeiro e o último ou o ponto mais alto e o mais baixo, e assim por diante.
  9. Você não precisa utilizar bordas pretas em torno dos seus gráficos para separá-los. Ao invés disso, simplesmente deixe um espaço em branco e alinhe seus gráficos ou tabelas para criar “quadros” ao redor do conteúdo.
  10. Agrupe em seu Dashboard os gráficos e tabelas que possuem relação. Proximidade, formatação comum ou até mesmo uma linha divisória cinza bem sutil já é suficiente para mostrar que eles estão agrupados.
  11. Utilize as cores mais escuras para as informações mais importantes, que são geralmente os números em suas tabelas ou linhas/colunas/pontos em seus gráficos. Use sempre tons mais claros para títulos de gráficos, etiquetas de eixos e linhas de grade.
  12. Utilize uma cor adequada para realçar uma informação importante. Por exemplo, em gráficos interativos, onde o leitor pode selecionar a região de focar, destacar a série com uma cor diferente do resto.
  13. Fundos escuros podem parecer bonitos, mas eles desviam a atenção da mensagem. Branco é o novo preto quando tratamos de Dashboards.
  14. Limite o número de tipos de letra. Dois já é quase um exagero! O ideal é uma fonte para títulos e outra para o resto. Não esqueça que você pode usar o dimensionamento da fonte para diferenciar títulos, mas não exagere! E, a propósito, “Comic Sans” não é bem-vinda nas empresas. Você pode utilizá-la nos convites de aniversário dos seus filhos! Boas fontes para usar são Calibri, Tahoma, Verdana, Helvetica, sendo Arial a preferencial.
  15. Não faça as pessoas curvarem a cabeça para ler os rótulos de eixo. Por exemplo, abrevie os meses com as iniciais J, F, M, A, M, J, etc e mantenha-os na horizontal.
  16. O eixo dos gráficos de barra ou colunas deve sempre passar pelo zero. Iniciar seu eixo acima do zero pode confundir o seu leitor. Pode até fazer com que o visual do seu gráfico fique mais atraente, mas quando o leitor percebe o engano, você vai se ver em apuros!
  17. Títulos de gráficos não precisam ser “chatos”. Use-os adequadamente para fazer uma declaração clara sobre os resultados do gráfico.
  18. Pizzas são para comer! Gráficos de pizza devem ocupar um lugar muito limitado no seu Dashboard. Não são didáticos e muitas vezes confundem mais do que informam, ainda mais quando são várias “fatias” de pizza!

Atalhos para formatação em Excel

  1. Para selecionar todos os gráficos (e objetos), selecione um deles e pressione CTRL + A para selecionar todos.
  2. Utilize a ferramenta “Alinhar” para alinhar seus gráficos. Selecione um gráfico ou vários gráficos para revelar a guia Ferramentas de Desenho. Para selecionar vários gráficos, clique em um deles e, em seguida, mantenha pressionada a tecla SHIFT para selecionar os demais.
  3. Para mover gráficos usando as teclas de seta, basta manter pressionada a tecla CTRL e clicar com o lado esquerdo do mouse no gráfico. Você verá 4 pequenos círculos que indicam que o gráfico está selecionado e então você poderá movê-lo com as teclas de seta.

Esperamos que tenha curtido estas dicas! Faça seus comentários!

A Priority Partners é especialista na criação de ferramentas de controle e apresentação de indicadores em Dashboards. Conte com a gente!

Equipe Priority Partners

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