Ambiente Corporativo, Controle, Financeiro, Geral, Gestão

EVA (ECONOMIC VALUE ADDED)

EVA

As empresas geram riqueza quando o retorno gerado pela atividade é maior do que o custo do capital investido pelos acionistas. O EVA ou em português Valor Econômico Agregado, é uma estimativa do LUCRO ECONÔMICO de uma empresa que supera as expectativas de ganho dos acionistas. Diferentemente do Lucro Líquido (que somente considera os juros pagos pelas dívidas), o EVA leva em consideração também os juros sobre o capital investido pelos acionistas. O EVA foi desenvolvido pela consultoria Stern Stewart & CO e foi bastante utilizado nos anos 90, sendo adotado por empresas como: COCA COLA, GE and SIEMENS.  A ideia é bastante simples: o EVA mede a diferença entre o NOPAT (Lucro Operacional menos Impostos) e o retorno esperado pelos acionistas, que é o custo de oportunidade ou expectativa de lucro dos acionistas. Ele pode ser apresentado pela seguinte fórmula:

EVA = NOPAT – Capital Investido x rk

Onde:

rk  = WACC

Também podemos pensar no EVA de uma outra maneira. O Retorno sobre o Capital (líquido de impostos) é calculado através da seguinte fórmula:

ROC = NOPAT / Capital Investido

Vamos então substituir o NOPAT na fórmula acima e assim obter:

EVA = Capital Investido x ROC – Capital Investido x WACC

Agora é fácil chegar em:

EVA = (ROC – WACC) * Capital Investido

Dessa forma, podemos apresentar o EVA como a diferença entre o retorno sobre capital (ROC) e o custo médio de capital (WACC) multiplicado pelo Capital Investido. Observando a fórmula, notamos que o mesmo só será positivo quando o retorno for maior que o custo do capital (ROC > WACC).

As empresas normalmente objetivam que o retorno sobre os seus ativos seja maior do que o custo de capital e é exatamente isso o que o EVA mede, ou seja, é um importante indicador de performance. Veja mais sobre este assunto clicando aqui.

A Priority Partners é especialista em mecanismos de controle de custos e planejamento financeiro.  Conte com a gente!

Boa semana e fica a dica!

Equipe Priority Partners.

www.p1p.com.br

Author


Avatar