Ambiente Corporativo, Consultoria, Controle, Custos, Estoques, Geral, Gestão, Logística

Principais truques para um controle de estoque eficiente

Truques para controle de estoque

Prezados leitores, hoje apresentamos mais um post da nossa parceira de negócios Artsoft Sistemas. A autoria do texto é do Sr.Marcos Leite, sócio da softwarehouse. Boa leitura!

Um controle de estoque eficiente ajuda a garantir que o capital de giro será bem empregado, a produtividade será melhorada e os índices de perdas e avarias serão reduzidos — ou até mesmo eliminados!

No artigo de hoje vamos falar sobre alguns truques de controle de estoque que ajudarão a melhorar a gestão e a aprimorar os seus resultados. Acompanhe:

Organize os itens no estoque

Organizar os itens por categoria e por frequência de saída é essencial para fazer um controle de estoque eficiente. Dessa forma, os produtos que pertencem a uma mesma categoria e a categorias semelhantes devem estar localizados próximos, assim como os itens que possuem maior saída devem estar mais próximos da área de expedição e do chão (mais fáceis de serem alcançados) .

Controle todas as movimentações

Todas as movimentações realizadas no estoque — entradas e saídas — devem ser controladas e registradas. Com isso, a administração possui mais dados para evitar furos ou controlar extravios no estoque.

Fazendo essa supervisão, também é possível enviar as informações de saídas para o setor de compras, contribuindo para que elas sejam realizadas e evitando o excesso ou a falta de algum produto.

Faça inventários periódicos

Os inventários periódicos são importantes, pois permitem um controle maior e ajuda a evitar discrepâncias entre o estoque físico e o estoque informado no sistema. Além disso, o gestor possui mais informações sobre os possíveis problemas e quais são suas principais causas, o que contribui para que ações mais eficientes sejam tomadas.

Mantenha a comunicação fluida

Para que o controle de estoque seja ainda mais eficaz, um dos pontos importantes é manter a comunicação fluida com os setores de vendas e compras.

O setor de vendas pode fornecer informações precisas sobre a demanda dos produtos, enquanto o setor de compras necessita de informações a respeito do giro do estoque para fazer as aquisições de uma maneira mais eficaz.

Utilize um software de gestão

Um sistema de gestão auxilia no controle de estoque, automatizando a administração de entradas, de saídas e dos inventários dos materiais. Com um programa adequado (ERP), a comunicação é sempre constante, atualizada e em tempo real. Assim, a empresa ganha em produtividade, confiabilidade e redução de erros e retrabalhos.

Ter um controle de estoque eficaz é importante para que as demandas dos clientes sejam atendidas, os custos sejam otimizados e a equipe consiga obter melhores índices de produtividade — o que faz com que os processos relacionados a essa área sejam aprimorados de uma maneira geral.

Outro ponto importante a se destacar é a questão da saúde financeira da empresa, que pode ser seriamente comprometida caso a gestão não seja eficaz, uma vez que o capital de giro empregado para a compra de estoques representa uma boa parte do capital total da organização.

Agora nos conte através dos comentários: o que achou desse artigo? O controle de estoque em sua empresa é planejado ou o setor ainda age apenas sob a demanda de outras áreas? Compartilhe as suas experiências e opiniões conosco e participe da conversa!

A Priority Partners possui em seu time especialistas em Logística e pode ajudar à sua empresa a controlar e gerir melhor os seus estoques. Conte com a gente!

Boa semana e fica a dica!

Equipe Priority Partners

www.p1p.com.br

Author


Avatar