Ambiente Corporativo, Geral, Gestão, Recursos Humanos
Gestão de pessoas
março 20, 2015 - Ambiente Corporativo, Geral, Gestão, Recursos Humanos
Nesta semana, vamos abordar um assunto bastante abrangente, portanto, nossa idéia é dar uma breve introdução sobre os pontos que consideramos mais importantes. A Gestão de Pessoas ou Gerenciamento de RH é o processo responsável pela administração e gerência do capital humano das empresas. Nesta tarefa estão incluídas, além das funções básicas do Departamento Pessoal, a disseminação da cultura organizacional (missão, visão e valores), dos processos internos, treinamento, capacitação e demais elementos que compõem o funcionamento da empresa (e das equipes). Alguns objetivos da Gestão de Pessoas são:
- Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho, assunto muito atual nos dias de hoje;
- Proporcionar competitividade à organização, através de equipes treinadas, qualificadas, motivadas e alinhadas com os objetivos das empresas;
- Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão;
- Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.
- Administrar as mudanças (tecnológicas, culturais, processuais, macroeconômicas, funcionais, etc).
- De FOCO NA FUNÇÃO/TAREFAS para FOCO NO NEGÓCIO/PROCESSO;
- De SALÁRIOS BASEADOS NA FUNÇÃO OU CARGO para MERITOCRACIA;
- De RETENÇÃO DE INFORMAÇÃO para DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÃO;
- De TRABALHO INDIVIDUALIZADO para TRABALHO EM EQUIPE.
- De FOCO na atividade para FOCO em RESULTADOS;
- De CURTO PRAZO E IMEDIATISMO para LONGO PRAZO;
- De REATIVO E SOLUCIONADOR DE PROBLEMAS para PROATIVO E PREVENTIVO;
- De COLEGAS DE TRABALHO para REDE DE RELACIONAMENTO OU NETWORKING;
- De POLICIAMENTO E CONTROLE para PARCERIA E COMPROMISSO;
- De OPERACIONAL E BUROCRÁTICO para ESTRATÉGICO;
- De RESPOSABILIDADE NO TRABALHO para RESPONSABILIDADE SOCIAL.
- De DEPARTAMENTO PESSOAL para COACHING e MENTORING;