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Análise SWOT

Análise SWOT

Continuando a nossa série da sopa de letras, dessa vez na área de consultoria estratégia, nossa dica da semana é sobre a análise SWOT (do inglês: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). A análise SWOT é uma importante ferramenta utilizada para realizar planejamentos estratégicos, através de uma análise dos ambientes interno (forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças) da empresa. Essa análise permite que as empresas possam elaborar estratégias relevantes na obtenção de vantagens competitivas e possam entender melhor o cenário em que atuam, podendo assim, posicionar-se melhor estrategicamente em relação aos seus concorrentes, parceiros, fornecedores, clientes e demais agentes do cenário corporativo. Vamos analisar cada um dos itens dessa análise:

FORÇAS – São as características internas da empresa que se apresentam como vantagens em relação à concorrência. Alguns exemplos: equipes qualificadas, ERP bem utilizado, processos bem definidos, liderança no setor que atua, marca reconhecida e respeitada no mercado, qualidade reconhecida dos produtos ou serviços, fluxo de caixa saudável, etc.

FRAQUEZAS – São as características internas da empresa que se apresentam como desvantagens em relação à concorrência, enfim, suas deficiências. Alguns exemplos: parque de máquinas defasado, uso de tecnologia ultrapassada, marketing ineficiente, fluxo de caixa instável ou pouco saudável, baixo índice de retenção de talentos, problemas operacionais ou políticos internos (briga entre sócios), etc.

OPORTUNIDADES – São os aspectos externos (muitas vezes fora do controle da empresa) positivos que podem contribuir para a efetivação dos objetivos estratégicos ou que podem potencializar as vantagens competitivas da empresa. Alguns exemplos: mercado em plena expansão, variação cambial favorável, surgimento de nova tecnologia, falência do principal concorrente, mudanças de hábitos dos consumidores/clientes, etc.

AMEAÇAS – São os aspectos externos negativos (também muitas vezes fora do controle da empresa) que podem prejudicar a efetivação dos objetivos estratégicos ou que podem pôr em risco as vantagens competitivas da empresa. Alguns exemplos: crise macroeconômica, declínio do ciclo de vida de um produto estratégico, novos concorrentes entrantes mais competitivos, câmbio desfavorável, etc.

Veja abaixo um exemplo de apresentação gráfica da análise SWOT:

Matriz Swot

Muitas vezes utilizamos a análise SWOT CRUZADA, que, como o próprio nome diz, consiste em cruzar as 4 informações no intuito de obter planos de ação estratégicos que alavanquem as oportunidades ou mitiguem as ameaças, sempre com o objetivo de obter vantagens competitivas e melhorar o desempenho empresarial no curto, médio ou longo prazo. Em cada um dos cenários, mostramos as palavras-chave sublinhadas e algumas possibilidades de movimento.

  • Forças x Oportunidades:
    • Crescimento das vantagens competitivas (mercado, produtos, serviços, financeiro, capacidade, diversificação);
    • Aproveitamento das áreas de domínio da empresa, com plano de ação ofensivo.
  • Forças x Ameaças:
    • Manutenção (estabilidade, especialização, foco em nichos específicos);
    • Plano de ação para tentar modificar o ambiente a favor da empresa.
  • Fraquezas x Oportunidades:
    • Desenvolvimento (parcerias, expansão, inovação);
    • Plano de ação para aproveitar melhor as oportunidades.
  • Fraquezas x Ameaças:
    • Sobrevivência (redução de custos, venda da empresa, desinvestimento);
    • Plano de ação defensivo com mudanças que protejam a empresa.

Vale ressaltar que esta análise deve ser periodicamente atualizada, pois há variações tanto no ambiente interno quanto externo. Quanto mais sua empresa conhecer estes ambientes, mais capaz será de criar movimentos rápidos de mercado, reagindo de maneira mais eficaz aos obstáculos, potencializando seu crescimento através do aproveitando melhor de suas forças e das oportunidades de mercado.

A Priority Partners, através de seus projetos de consultoria, possui a capacidade de construir cenários através da análise SWOT, aliados a projeções econômicas totalmente customizadas à sua empresa.

Bons negócios e fica a dica!

Equipe Priority Partners.

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